Dúvidas Seguros e Previdência
O que é previdência privada?
A previdência privada, ou previdência complementar, é uma modalidade de aplicação financeira cujo principal objetivo é garantir uma renda mensal no período em que você quer parar de trabalhar, por algum motivo especial, ou simplesmente deseja se aposentar.
COMO FUNCIONA A PREVIDÊNCIA PRIVADA?
A previdência privada é uma aposentadoria que não está ligada ao sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ela é complementar à previdência pública. Todo setor de previdência privada é fiscalizado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão do governo federal.
O QUE É RESERVA?
A reserva matemática é formada a partir da contribuição do participante, acrescida das rentabilidades mensais de cada plano de benefício. Ela será utilizada para o pagamento dos benefícios previdenciários quando o participante reunir as condições para se aposentar.
É SEGURO INVESTIR EM PREVIDÊNCIA PRIVADA?
Já algum tempo o setor financeiro é muito fiscalizado e auditado pelos órgãos FEDERAIS no caso da Previdência privada( complementar) a Superintendência de Seguros Privados (Susep) é o órgão do governo federal que faz a fiscalização com muito afinco, pois o maior interessado em que funcionem os planos de previdência é o Governo Federal, pois num futuro próximo as pessoas terão sua renda de aposentadoria 90 ou 100% da previdência privada. Tem mais duvidas sobre Seguros e Previdência?
PORQUE É PGBL E VGBL?
PGBL é interessante para quem faz sua declaração de Imposto de Renda do modo completo, aí poderá ter abatimentos fiscais até 12% da sua renda bruta, e VGBL é para quem faz a declaração de Imposto de Renda da forma simplificada ou o contribuinte isento de declaração de IR.
COMO ESCOLHER A TABELA DE TRIBUTAÇÃO DA PREVIDÊNCIA PRIVADA?
Tabela Progressiva
Os impostos cobrados sobre a sua Previdência Privada podem obedecer a duas tabelas de tributação, a Progressiva e a Regressiva. No caso da Tabela Progressiva, o valor de imposto cobrado depende da renda mensal que você receberá na aposentadoria. Para rendas menores, o imposto é menor e para rendas maiores, o imposto é maior. Essa tabela é a mais indicada para quem se aposentará logo ou deseja aproveitar os rendimentos no curto prazo.
Tabela Regressiva
A Tabela Regressiva é um dos diferenciais desse tipo de investimento. Nessa opção, a porcentagem de impostos cobrados diminui conforme aumentam os anos de contribuição. Ela pode chegar a apenas 10% nos planos mais longos. No entanto, as taxas começam altas e, se você planeja resgatar logo ou se aposentar dentro de poucos anos, a Tabela Progressiva pode ser mais vantajosa.
Estou doente. Posso contratar um seguro de vida?
Depende da doença, na maioria das vezes pode sim, mas por se tratar de uma doença pré-existente o valor do seguro é mais caro já que o risco do segurado é maior, hoje temos seguros para diabéticos que até pouco tempo era risco excluído.
O seguro de vida só pode ser usado se a pessoa morrer?
Não. O seguro de vida possui coberturas para serem usadas em vida como despesas para tratamentos de doenças graves, cirurgias, afastamento temporário do trabalho por doença ou acidente, e outras como seguros resgatáveis.
Qual o limite de idade para contratar um seguro de vida?
A maioria das seguradoras permitem contratar até 65 anos de idade, mas temos uma seguradora parceira que contrata até 85 anos.
Tem alguma profissão que é recusada pelo seguro de vida?
Infelizmente algumas profissões oferecem um risco maior para as seguradoras e são excluídas, mas hoje são poucas essas profissões excluídas, basta fazer uma consulta.
O seguro de vida cobre Suicídio?
Apenas se ele acontecer 24 meses após a contratação.
Como é feito o cálculo do seguro de vida?
Algumas variáveis precificam o seguro de vida, idade, estado de saúde, etc…
Eu posso perder o dinheiro que investi no seguro de vida?
Ao contratar um seguro de vida você paga pela certeza de que receberá o seu dinheiro ao acontecer algum problema previsto no contrato. Partindo desse princípio, você não perde o seu dinheiro.
Como fica o seguro de vida se eu divorciar?
Essa questão tem detalhes bem importantes, se você continuar sendo o beneficiário terá direito a indenização, os beneficiários do seguro podem ser excluídos, adicionados ou complementados pelo proponente.
Pratico esportes de risco. Posso contratar um seguro de vida?
Pode, mas como o risco é maior, o valor também será. É importante saber que alguns esportes colocam a pessoa em riscos frequentes, então as seguradoras possuem a liberdade de recusar ou precificar.
Serei avaliado por um médico na hora da contratação?
Geralmente não, apenas para coberturas de alto valor e produtos específicos.
Agora você já tem tudo esclarecido, não deixe de simular gratuitamente os seguros de vida ou solicitar uma consultoria especializada onde faremos o passo a passo para saber quais suas reais necessidades. Temos os melhores planos do mercado.
Acreditamos que deu para sanar algumas das Dúvidas sobre Seguros e Previdência! Nós da MEMP mantenhamos a disposição para poder ajudar com qualquer outras dúvidas não deixem de entrar em contato!
- (51) 99129-6284
ENTRE EM CONTATO!
mariopio@mempseguros.com.br
Rua Fernandes Vieira, 634/403 – Bom Fim – Porto Alegre/RS
www.mempseguros.com.br